01 março 2012

Arriscar

Excerto da minha crónica na revista Eles E Elas-Abril 2011

Não nos podemos conformar com o médio quando podemos ter o excelente.

Esta foi a frase que uma das professoras da minha filha Mónica me disse sobre ela na reunião de pais e entrega das avaliações do segundo período.

Disse-me que a Mónica era excelente aluna mas que muitas vezes se conformava com os resultados pensando se assim já está bom não vale a pena esforçar-me mais.

A minha filha é mesmo assim, vê o mundo cor de rosa, ou quer vê-lo cor de rosa e afasta as dificuldades para debaixo do tapete, nem sequer quer saber delas, tudo o que é negativo é como se não existisse. Relativamente aos estudos é a mesma coisa. Ela podia ser a melhor aluna, mas se já é uma das melhores, para que dar-se ao trabalho? Ela prefere segurar aquela nota, do que arriscar-se mais e falhar.

Não acho mal que ela seja assim, sofre menos que a maioria das pessoas de certeza, só não quero é que ela seja uma pessoa conformada. Porque isso vai fazer com que fique sempre em segundo e nunca em primeiro.

Nesse mesmo dia abri uma revista e estava uma crónica do Paulo Coelho que falava exactamente deste assunto(coincidências engraçadas...).

Das frases que retive destaco estas:
“Enfrente o seu caminho com coragem, não tenha medo da critica dos outros. E sobretudo não se deixe paralisar pela sua própria critica.
“ Se o que você está a percorrer é o caminho dos seus sonhos, comprometa-se com ele. Não deixe a porta de saída aberta, através da desculpa: ”Ainda não é bem isto que eu queria. Esta frase-tão utilizada-guarda dentro dela a semente da derrota. Assuma o seu caminho. Mesmo que precise de dar passos incertos, de destruir e construir constantememte.”
“Quando se quer o bem, os resultados são sempre bons. Libertos do medo de errar, as decisões são tomadas e os resultados são magníficos.”
Open Mind. Intuition. Confidence. Free your soul. Make your style. Be your self
Como diria Pablo Picasso “qualquer outro terá todos os meus defeitos, mas nenhuma das minhas virtudes.”

Já se perguntou por que é tão difícil ser você mesmo?

Já parou para pensar o quanto estes medos e ferramentas de manipulação limitam os seus talentos.

Segundo Ralph Waldo Emerson deve insistir em si mesmo; nunca imite.
Faça o que lhe foi designado e nenhuma esperança ou ousadia poderão ser demais.

Lembre-se, ninguém é perfeito, A beleza e a diferenciação humana estão justamente nestas imperfeições, “até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro" diria Clarice Lispector.
Assuma o seu “EU” verdadeiro, crie o seu próprio espaço, solte as rédeas do seu verdadeiro talento.

Acredite em si mesmo, aceite os seus defeitos e qualidades e siga em frente.

É esta a filosofia que canta uma música do filme “Música no coração”My favourite things” as minhas coisas favoritas.

Cada um de nós deveria fazer a sua própria letra e cantá-la sempre que precisar de se lembrar das coisas de que realmente gosta.
Acredite em quem é. Seja você mesmo e mostre ao mundo que é orgulhoso da sua maneira de ser!
Qual é a sua melhor versão? Acredite nesta ideia e use-se a si mesmo!
Siga seu próprio estilo. Não seja uma segunda versão. Seja a primeira.
Ter estilo próprio é ser você mesmo. É ser diferente sem se importar com as diferenças.

Estilo tem a ver com liberdade e originalidade.
Aproveite ao máximo os seus trunfos! Agarre nos seus pensamentos, nos lugares, acções ou objectos favoritos. O conjunto de tudo isso é o que você é.

Nesta primeira crónica do ano decidi mesmo começar com este discurso positico de não conformação, de evolução, de apostas, de acreditar, de apostar. Eu preciso disso. Todos precisamos disso.

Entrámos no novo ano os 5 juntos. Da melhor maneira possível. Tão bom...

Na altura em que escrevo já posso afirmar que iniciei a época de verão cá de casa. As miúdas têm brincado lá fora, o Sol tem nos dado energia e força para nos animarmos, para andarmos com um sorriso na cara, para nos fazer querer aproveitar o dia até ao último raio.

Paralelamente ao trabalho tenho-me dedicado a tratar do jardim de nossa casa.

As princesas estão de férias da Páscoa e temos recebido muitas vezes a visita do meu irmão, cunhada e sobrinho. Tem sido muito bom estarmos todos juntos e sinto que quando isso acontece tudo o resto faz sentido, o Universo joga a nosso favor e todos os nossos anjinhos estão felizes.

 O MAPSHOW está no FACEBOOK!Siga-nos por lá também!

Sem comentários:

Enviar um comentário