17 outubro 2012

Willem Dafoe, Fanny Ardant, Isabelle Huppert e Paul Giamatti no Estoril

Lisbon & Estoril Film Festival
O veterano actor norte-americano Willem Dafoe, nomeado para dois Oscares pelos seus trabalhos em "Platoon" (1986) e "A Sombra de um Vampiro" (2000) é o cabeça de cartaz de mais uma edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre entre os dias 9 e 18 de Novembro.
E com ele vem, pelo segundo ano consecutivo, um homem que já não consegue passar sem Portugal: Paul Giamatti, que ainda recentemente vimos em "A Idade do Rock" ao lado de Tom Cruise e que se prepara para filmar o novo de Tom Hanks, "Saving Mr. Banks".
Mas há mais estrelas confirmadas: dois dos maiores nomes do cinema francês, as actrizes Fanny Ardant e Isabelle Huppert, o actor Christian Vadim (filho de Catherine Deneuve e do falecido Roger Vadim), a canadiana Sarah Gadon, que fez "Cosmopolis" ao lado de Robert Pattinson e a veterana actriz e cantora alemã Ingrid Caven, que foi uma das intérpretes preferidas de Visconti e Fassbinder e que, aos 74 anos, continua a ser uma das maiores musas do cinema e da música europeias.
Muitos realizadores vão também marcar presença com destaque para o norte-americano Monte Hellman, de 80 anos (o homem que lançou a carreira de Jack Nicholson nos anos 60), o francês Olivier Assayas, três vezes nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes e com uma nomeação para os Emmy no seu curriculo, o canadiano Brandon Cronenberg ou o italiano Luca Guadagnino. No júri da Selecção Oficial estão confirmados os nomes dos prestigiados neuro-cientistas portugueses António e Hanna Damásio. O Festival vai decorrer em vários locais da linha, como o Centro de Congressos do Estoril, o Casino, a Casa das Histórias Paula Rêgo, o Centro Cultural de Belém, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e a Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário