22 janeiro 2013

Furos nas orelhas...

Fiz os primeiros furos nas orelhas durante umas férias de Verão em são Martinho do Porto.
Tinha 8 anos.
Fui com a minha mãe e com uma prima minha com menos um ano que eu, a uma banca da praça, onde se vendiam artigos em prata e ouro e também faziam furos.

Não sabia o que me esperava e consegui "dar a volta" à minha prima para que furasse ela primeiro.Se ela sofresse muito, sempre podia desistir...

Ela lá furou sem um ai e lá fui eu a seguir.Só não me custou como lhe tomei o gosto...não com 8 anos, claro, mas a partir dos 13 nunca mais parei...ou melhor parei com 21 anos.Ano em que fiz o meu último furo.Tinha ao todo 18 furos=18 brincos.


Neste periodo de tempo, era quase como marcar alguma coisa, algum momento e lá ia eu furar as orelhas.A ouriversaria ao lado de casa já me conhecia  e sempre que me via entrar já estava de "pistola" em punho.

Lembro-me de falar com um amigo meu antes de uma entrevista de trabalho e dele me dizer, que devia tirar os brincos, que podia não conseguir o trabalho por causa disso.
Tive uma grande discussão.O preconceito deu cabo de mim.Mas alguma vez me passava pela cabeça, não me darem emprego porque tinha muitos furos nas orelhas?Então e o meu valor enquanto profissonal?

E ele continuava a bater na tecla de que a quantidade de furos e de brincos me podiam tirar credibilidade e que a imagem contava muito, etc, etc.Para tirar os brincos na entrevista e se conseguisse o trabalho voltava a pô-los.

Claro que eu fui para a entrevista com os brincos todos.E só não fiz mais furos com a raiva porque não dava tempo.E claro que consegui o trabalho.


Infelizmente sei que o meu amigo tem razão e que muitas vezes se fazem julgamentos e juizos de valor baseados apenas na aparência.É triste que isso aconteça. O valor das pessoas não se mede pela forma como se apresentam!

Trabalho num meio em que a imagem e a apresentação contam muito.Mas nunca aconselhei alguem a deixar de ser ela própria!O meu conselho é que as pessoas têm que ser autênticas, não têm que passar pelo que não são só para conseguir algo.Porque a sua essência virá sempre ao de cima.

Sempre achei importante que as pessoas soubessem identificar o seu estilo.O assumissem e vivessem bem com ele, independentemente da opinião dos outros.

Há dois anos as minhas filhas mais velhas pediram para ir furar as orelhas, a Mónica tinha 8 anos e a Vera 7.

E o engraçado é que eu, mesmo já tendo feito 18 furos nas orelhas não consegui ir com elas..Fui dar uma volta com a minha filha mais nova, e o meu marido é que as acompanhou!

Eu estava literalmente a sofrer com medo que lhes custasse, quando sabia perfeitamente que não custava nada.Achei que iam desistir a meio...

Mas não!Portaram-se lindamente.Ajudei-as a tratar dos furos nos primeiros tempos, ensinei-lhes truques para pôr os brincos.

A minha filha mais nova todos os fins de semana me pede para ir furar as orelhas, vê as manas a usarem os meus brincos e também quer. 

E porque é que ainda não foi?Porque eu acho que ela ainda é pequenina.Porque acho que ainda tem tempo.Porque eu tenho medo que ela sofra. 
O maior motivo?
Eu tenho medo por ela...



Hoje em dia já não uso 18 brincos.Uso 10...6 numa orelha e 4 noutra.Deixei fechar os outros.Por nenhum motivo em especial, apenas porque comecei a achar que estavam todos "encavalitados" e assim é mais prático trocá-los e mudar o estilo consoante me dá na cabeça. 

Continuo simplesmente a adorar os meus furos nas orelhas. 
Não só porque gosto do visual, mas porque fazem parte de mim, de várias fases da minha vida.E fazem parte do estilo que decidi adoptar.

Para acompanhar o MAPSHOW é AQUI!  

7 comentários:

  1. Eu furei as orelhas à minha filha com 2 meses! Adoro ver bebes de brincos, mas foi um sarilho arranjar um sitio que furasse, até me chamaram nomes e tudo hahaha!! Quanto mais pequeninas são, menos têm a noção da dor. E o amor que ficou! Uma verdadeira princesinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver se arranjo coragem para ir furar as orelhas à Joana!
      Bjs!
      Marta

      Eliminar
  2. Adoro. Faz muito o teu estilo. E o meu ja agora! hehe

    ResponderEliminar
  3. Como vc fez pra fechar o buraquinho q vc não quis mais? eu tenho as duas orelhas furadas, estou precisando sumir com esses furos e não sei como!

    ResponderEliminar