04 janeiro 2013

Sou contra os trabalhos de casa.Pronto já disse.

Já estou há algum tempo para escrever sobre este assunto.
 
Ontem foi o inicio de aulas de 2013 e o inicio de mais uma "maratona" de trabalhos de casa.

A TVI passou uma reportagem sobre o tema. 
Tinha vários testemunhos, de pais, professores e especialistas.Podem ver tudo AQUI.

Aquela mãe tirou-me as palavras da boca.
Compreendo e respeito a opinião daquele professor como de todos os outros, aliás já aqui escrevi o quanto admiro o papel dos professores, o quanto são importantes e o quanto lhes agradeço por me ajudarem na educação das minhas filhas.

Mas adorei ouvir os especialistas!Eu não sou especialista, sou só mãe...

Só posso falar sobre as minhas filhas, sim também é verdade e outros pais terão outra opinião sobre os seus.

Sei que a questão dos trabalhos de casa é antiga e já gerou grandes debates e diferenças de opinião.
 Sei que já se escreveu muito sobre este tema.

Sei que os professores tentam gerir as coisas o melhor que consegem, porque há pais contra e outros a favor.
 
Tento sempre falar baseada na minha experiência, sem querer estar a invadir o espaço ou a familia de ninguem.

Sei que tudo tem que ser feito com base num equilibrio, conta, peso e medida.Mas não podem tornar os trabalhos de casa facultativos?Conforme o aluno, conforme a opinião dos pais?

A questão é que eu gosto de estar com as minhas filhas.E se chego a casa depois do trabalho e não posso estar com elas por causa da imensidão de trabalho que têm não acho correcto, nem justo.Nem para mim , nem para elas.
 Passar tempo a tentar ajudar nas dúvidas que têm nos trabalhos, é tempo passado com elas, não não é. 
É a angústia de tentar ajudar para que interpretem da melhor maneira o que lhes é pedido com o cuidado de não lhes dar a resposta para que façam sozinhas.
É ver muitas vezes as horas a passarem e o cansaço tomar conta delas.A tomar conta de mim.
É ter que me dividir entre a Mónica e a Vera para não deixar de ajudar nenhuma, isto enquanto a Joana ainda não tem trabalhos...porque nessa altura vai ser x3.

As minhas filhas são perfeccionistas como eu.E querem fazer tudo o melhor que conseguirem.Para elas não existe o:não sabem deixam em branco.
Preferem tentar fazer mesmo que fique errado.

Elas passam o dia na escola, quando chegam a casa têm que ficar a fazer os trabalhos de casa até à hora de ir dormir, só parando para tomar banho e jantar?Aonde é que está o tempo para descontrair?Para brincar, para estar com os pais?

A Mónica, a mais velha, quando começou nesta "saga" dos trabalhos de casa, adoptou o meu conselho e fazia os trabalhos de casa mal chegava da escola, para poder ficar despachada.Isto no incio..mas vão ficando mais velhas e os trabalhos/estudos vão aumentando.Por isso a técnica de fazer mal chegasse a casa, não se tornou uma opção, mas sim uma obrigação, e mesmo assim há dias que tem que ficar a acabá-los mesmo depois da hora de ir para a cama.
A Vera já está no mesmo caminho, embora ainda em menos quantidade.

Quando chego a casa, aquilo que mais quero é estar com elas, em que eu não penso em mais nada e elas também não.Mas isso muitas vezes não acontece.

Já aconteceu termos coisas para fazer, programas familiares e elas não conseguirem fazer os trabalhos.Elas ficam completamente em pânico, eu escrevo na caderneta para explicar aos respectivos professores, o porquê de não os terem feito, mas sei que elas não ficam bem com elas próprias e sentem que falharam.

Percebo que os trabalhos façam parte do processo de um método de organização, de disciplina e responsábilidade.Mas não pode ser só nas horas em que estão na escola???

Não é bom também saberem diferenciar as horas de responsabilidade e as horas de lazer?

Nesta férias, elas fizeram o que fazem sempre, despacharam o trabalho de casa todo assim que chegaram a casa, depois do último dia de aulas.

Não é fácil conciliar o trabalho tendo-as durante duas semanas em casa, mas é maravilhoso, assim que consigo despachar tudo, estar com elas, sem horas, sem stresses e sem obrigações. Vê-las descontraidas e descansadas.Felizes.

A Mónica está no quinto ano e durante a época dos testes eu simplesmente não a "via".
Chegava, ia fazer os trabalhos, estudava, descia para jantar, mas só a pensar naquilo que ainda lhe faltava e lá ia para o quarto de novo, estudar até adormecer.

Tem 10 anos.Não é justo.Não houve um único dia, que não me apetecesse dizer-lhe que a "queria de volta", para largar tudo e estar connosco.Mas não podia.
 E cumpri o meu papel de mãe e de educadora, ao dizer-lhe o quanto estava orgulhosa dela e do seu empenho. 
Ontem começou tudo de novo.A Vera chegou feliz porque não tinha trabalhos, a Joana que ainda não tem, feliz por ter uma das manas para brincar.
A Mónica ficou a fazer trabalhos de casa até à hora do jantar.


Todos os posts MAPSHOW são partilhados na página do facebook.
Para não perder nenhuma novidade basta fazer
LIKE AQUI

3 comentários:

  1. O que eu gosto das horas de laser...está visto que os trabalhos de casa foram algo, e com o devido respeito, que a si não "lhe assistiram" !

    Também concordo que tudo deve ser feito com "conta, peso e medida", no entanto bem aplicados, e como refere no seu texto, os mesmos são o inicio de uma aprendizagem, onde a organização e a responsabilidade, são os maiores frutos a colher nos anos vindouros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Gilberto...
      Para falarmos de alguma coisa temos que criticar o próximo?
      Temos a responsabilidade de 3 crianças com muito orgulho. No nosso tempo os trabalhos de casa também eram uma realidade. Não invalida a observação que é feita, de pais que sentem que as obrigações escolares não devem vir em excesso para dentro de casa.
      Eu quero ter tempo de qualidade com as minhas filhas!
      Na escola ensinam os professores! Em casa ensinamos nós!
      Em casa temos nós a obrigação de ensinar os valores que queremos ver reflectidos na personalidade das nossas filhas.
      A responsabilidade é em casa que se aprende (pelo menos na nossa)!
      Caso você seja pai sabe do que falo.

      Abraço
      FT

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar