17 junho 2013

A ver as estrelas-Lauren Bacall by Miguel Monteiro

 



Junho de 1993. Era a época áurea do Festróia por onde desfilavam os grandes de uma velha Hollywood que tinha os seus dias contados. Olhos para trás e guardo momentos inesquecíveis. O bagaço bebido com Robert Mitchum numa festa típica alentejana. O autarca de Grândola a abraçar Kirk Douglas e a dizer-lhe que também ele foi uma “luz de liberdade no longo túnel da noite fascista”! A boa disposição constante de Mickey Rooney ou o glamour inesquecível de Jane Russell, que guardarei para outra crónica.

            Neste Junho de 1993 a estrela convidada foi Lauren Bacall que mal aterrou no aeroporto espalhou o seu sarcasmo e o seu peculiar sentido de humor. Quando uma jornalista lhe perguntou que significado tinha para si receber o Golfinho de Ouro do festival, Bacall – nunca premiada com um Óscar, vencedora de dois Tonys, de um National Book Award e acabada de ser homenageada em Hollywood com o Cecil B. DeMille Award da Associação da Imprensa Estrangeira – respondeu sem um segundo de hesitação: “Sempre foi o sonho de toda a minha vida”!


            Quando veio a Portugal, Bacall estava mais dedicada ao teatro e à televisão. Tinha acabado de rodar o tele-filme “The Portrait”,de Arthur Penn, com o velho amigo Gregory Peck. “Diverti-me imenso durante a rodagem e tive um papel maravilhoso”. Assunto arrumado, logo no inicio da entrevista. Mas primeiro, o mais importante. Para uma estrela como Lauren Bacall, uma conversa para televisão é um momento de trabalho em que nada pode ser deixado ao acaso. Esta entrevista para a SIC não escapou à regra. A iluminação, o som, e sobretudo o plano da câmara, foram controlados pela sua assistente. Como se Lauren Bacall alguma vez pudesse estar mal num plano de uma câmara.

            "Tudo o que sabia de cinema era o Leslie Howard e a Bette Davis". Assim começa a actriz a sua autobiografia “By Myself”. E foi para a Hollywood dos anos 30 e 40 que a conversa rapidamente seguiu: Ah! Sim! A Bette Davis...eu queria ser a Bette Davis...Adorava-a. Representava todos os papeis dela, andava como ela, imitava-a sempre...E o Leslie Howard...tinha uma enorme paixão por ele. Era um actor maravilhoso...mas nunca o cheguei a conhecer. Ele foi um grande amigo do Bogey...Morreu na Segunda Guerra, num desastre de avião...”.
 
E sabia Lauren que Howard morreu quando o avião em que viajava de Lisboa para Londres foi abatido? “Era Lisboa ? Que estranho...que horror...bom, eu não vou de Lisboa para Londres, mas vim de Londres para Lisboa...(gargalhada)”. Está safa, pensei eu e pensou ela, com mais gargalhadas.


            Nessa edição do Festival de Cinema de Tróia, Lauren Bacal foi homenageada com a exibição do filme “À Beira do Abismo” e apesar de a actriz insistir várias vezes na frase “Tive uma vida para além de Bogart”, a pergunta sobre as memórias que guardava dessa rodagem era inevitável: “Lembro-me que o Raymond Chandler apareceu no estúdio. Ele escreveu o livro. Como sabe o filme é maravilhoso, é um grande filme...mas ninguém percebe muito bem a história... (risos) Acontece tanta coisa, há tantos personagens, que é um bocado difícil de entender aquilo tudo...e lembro-me que perguntámos ao Chandler qualquer coisa sobre um personagem...e ele também não sabia o que responder...(risos) Foi divertido. O William Faulkner trabalhou no guião. Um dia ele apareceu lá com uma cena nova que tinha escrito e foi mostrá-la ao Hawks. Depois o Hawks, com um ar estranho, mostrou-a ao Bogey e a mim, porque eram duas páginas de um monólogo de uma personagem.... E então com aquela escrita densa como ele tinha. Pura e simplesmente não se podia escrever assim para cinema. Está a ver a chatice que era um só personagem a falar meia hora num ecrã”

            Howard Hawks, Raymond Chandler, William Faulkner, ,nomes imortais que povoam a filmografia e a vida de Lauren Bacall. Como John Huston, Vincente Minnelli, Douglas Sirk ou Michael Curtiz. Mas o seu nome jamais será dissociado de um outro ainda maior: Himphrey Bogart. Um nome que nos anos 90, como hoje, continua a provocar reacções diferentes à actriz: “Toda a gente me fala dele. Mas não só dele. Porque eu tive uma vida sem ele. É muito tempo., ele morreu nos anos 50! Mas hoje continua muito vivo por causa do seu trabalho. Claro que foi uma grande parte da minha vida, uma parte maravilhosa e foi, das minhas vidas privadas, a melhor que tive. Portanto é natural que ele faça sempre parte de mim. Mas não penso sobre isso. Eu tive outra relações que foram boas, algumas excelentes…Tive muitas outras experiências. Enfim, a minha vida sentimental não é só o Bogey. Você faz perguntas sobre ele - os jornalistas todos fazem perguntas sobre ele - porque é ainda uma grande estrela e eu estou associada a ele. Como deveria estar. Mas não se esqueça que eu tenho outra parte da minha vida e da minha carreira que não tem nada a ver com isso.”


            E teve Jason Robards, e teve filhos de ambos e teve uma carreira depois desta entrevista, onde foi dirigida por pessoas tão diferentes como Robert Altman, Lars Von Trier ou Natalie Portman. Com o seu papel em “As Duas Faces do Espelho” de Barbra Streisand foi nomeada finalmente para um Óscar, que perdeu para Juliette Binoche. Mas em 2009 recebeu a estatueta que mais desejou toda a sua vida. Um Óscar honorário que está escondido no seu apartamento do Dakota Building de Nova Iorque. Tanto tempo à espera e agora, quem a visitar, não encontrará o Oscar em sua casa. Bacall ensaiou o discurso décadas a fio, mas a sua noite de glória foi também uma noite que quer esquecer: “Tantos anos à espera e quando subi ao palco só falei do Bogey. Esqueci-me do Jason. Não falei dos meus filhos. Só o Bogey! E isso foi terrível”, confessou a uma jornalista da Vanity Fair.

            A caminho dos 89 anos, que celebrará a 16 de Setembro, Lauren Bacall mantém hoje os mesmos sonhos que me contou nesse mês de Junho de 1993. O sonho de trabalhar com Martin Scorsese, “um realizador fantástico, o melhor dos americanos…E há estrangeiros tão bons, o Stephen Frears, por exemplo”. E com a sua vitalidade, poucos duvidam que a sua carreira de 69 anos ainda não tenha chegado ao fim.
                                         
O MAPSHOW está no FACEBOOK!Siga-nos por lá também! 





1 comentário: