04 junho 2013

Meninos com a "mão leve"...

Há uns dias, fui com o meu marido e as minhas filhas ao Mac Donalds.
Elas no fim pedem sempre para ir brincar para o parque, enquanto nós bebemos café.

Quando nos levantámos para as chamar reparei que vinha um miúdo atrás delas, que não faz mais nada e bate na Mónica.

Na fracção de segundos em que me dirigia a elas e elas se dirigiam a nós, várias coisas passaram pela minha cabeça.Vi o filme todo a passar à minha frente.

Elas chegaram ao pé de nós e eu disse:Mónica porque é que aquele miúdo te estava a bater?E elas todas a falarem ao mesmo tempo a dizer que ele tinha entrado no parque e começou a bater-lhes do nada, que elas disseram para ele parar, que se defenderam umas às outras.

E eu INDIGNADISSIMA, só perguntava mas porque é que não nos vieram imediatamente dizer???E elas, oh mãe porque ele era pequenino, achávamos que só queria brincar, mas depois percebemos que não... que era mesmo a sério..tentámos falar com ele com calma mas ele só batia.

Mais uma vez o filme à minha frente, já estava "cega" nessa altura e pronta para sair disparada e falar com o Pai do miúdo.Infelizmente ou felizmente no decorrer desta conversa já se tinham ido embora.

Mas o filme que me passava à frente era:Eu ir falar com o Pai do miúdo, ele desculpar-se por ele ser pequenino, etc, tc, blá,blá, blá.Mas o pior não era isso.Era que eu sabia que atrás de mim vinha o meu marido que tinha acabado de ver um miúdo a bater nas suas filhas.E claro que não ia acabar bem.

E o que é que se faz nestas alturas?O miúdo não tem culpa.Se bate é porque nunca ninguém lhe explicou que não se bate.

Sempre ensinámos às nossas filhas que não se bate.Que se lhes baterem na escola têm que ir dizer à professora, se lhes baterem quando estão connosco têm que nos vir dizer a nós e se por acaso a coisa estiver grave têm que se defender umas às outras como conseguirem e de imediato irem dizer a qualquer adulto que encontrem.

Fiquei irritada porque elas não nos vieram dizer imediatamente nada.Quiseram tentar defenderem-se sozinhas, ficaram tão estupefactas com a situação que não tiveram reacção.têm tanto o sentimento de protecção em relação aos mais pequenos que quiseram tentar resolver as coisas a bem.

Fazendo um "rewind", só penso se elas nos tivessem vindo dizer.Como seria?
Pode ser que esteja a fazer um filme exagerado, mas não me parece que aquele Pai que nunca explicou ao filho que não se bate o fosse fazer naquela altura, mas posso estar enganada.

Só sei que fiquei a pensar em como lidar com este tipo de situações e como cada vez fico mais irritada e enervada com crianças mal educadas que crescem assim com a passividade dos pais.

Agora uma coisa é certa, nunca vou permitir que batam nas minhas filhas sem razão.Nunca vou ficar passiva, venham de lá as consequências que vierem.

Chamar a atenção das crianças também não serve de nada, por isso chamarei sempre a atenção dos pais, pois é a eles que responsabilizo pelo comportamento dos filhos.


Junte-se a nós no FACEBOOK e partilhe também a sua opinião!

1 comentário: